Sonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza

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Sonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza apresenta uma seleção de obras, produzidas nos últimos 15 anos, pela artista mineira Sonia Gomes, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira. A partir da elaboração de tecidos, a “poesia plástica” de Sonia Gomes, como a própria artista denomina a sua criação, se relaciona com temas como identidade, memória e temporalidade.

A edição é composta por imagens de obras, vistas de exposições, cadernos pessoais de desenhos e poemas, uma seção relicário – com objetos e registros de trocas e cartas da artista –, além de um ensaio fotográfico de Lita Cerqueira de Sonia Gomes em seu ateliê. O volume abrange, assim, aspectos pessoais de sua produção, que vai além das artes visuais e envolve colaborações no teatro, moda e joalheria.

A obra traz, ainda, ensaios de diversos autores sobre a artista e sua obra: a escritora e poeta Leda Maria Martins, o neurocientista Sidarta Ribeiro, o curador da Tate Modern, em Londres, Michael Wellen, a curadora do The Current IV, da TBA21-Academy, Yina Jiménez Suriel, assim como um ensaio do próprio pesquisador e organizador do livro, Paulo Miyada, diretor artístico do Instituto Tomie Ohtake, assim como curador adjunto do Centre Pompidou.

Para Paulo Miyada, a produção da artista “é uma recente e poderosa expressão contemporânea de uma genealogia de artistas brasileiros que constroem com a reiteração de gestos mínimos junto a materialidades de pouco valor mercantil, despendendo tempo, transformando a substância, delineando formas, extrapolando escalas e alcançando uma espécie muito peculiar de monumentalidade.”

Sobre a artista

A obra de Sonia Gomes se tece na duração do tempo. A artista elege materiais que trazem suas próprias cores, texturas, caimentos e um conjunto indefinível de memórias. Cada tecido, roupa e adereço que ela utiliza percorreu uma trajetória própria, sendo vestido, guardado e trocado antes de passar uma transformação em seu ateliê. Por meio da combinação de ações como amassar, torcer, esticar, tensionar, suspender e embrulhar, Gomes faz da costura uma espécie de desenho. Seus gestos produzem traços e, ao mesmo tempo, fixam estágios do manuseio dos tecidos, vinculando, equilibrando e associando peças em um corpo que, como em crescimento, gradualmente toma forma, estabelecendo relações com o espaço circundante. Nascida em Caetanópolis, no interior de Minas Gerais, em 1948, a relação de Sonia Gomes com a arte resultou de uma necessidade permanente, que a levava a produzir uma ampla gama de criações têxteis sem que tivesse acesso a um canal de circulação. A inserção de sua obra no campo da arte contemporânea resulta da ambição de recriar o mundo a seu redor por meio de gestos de cuidado, começando pela intimidade do corpo, da roupa e da casa.

Sobre o organizador

Paulo Miyada é curador e pesquisador de arte contemporânea. Possui mestrado em História da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde também foi graduado. É diretor artístico do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) e curador adjunto do Centre Pompidou (Paris). Foi curador adjunto da 34ª Bienal de São Paulo (2019-21) e do 34º Panorama da Arte Brasileira do MAM-SP (2015). Entre suas curadorias, destacam-se AI-5 50 Anos – Ainda Não Terminou de Acabar (2018), Anna Maria Maiolino – PSSSIIIUUU... (2022)
e Ensaios para o Museu das Origens (2023).

Sobre os autores

Leda Maria Martins é poeta, ensaísta, dramaturga, professora. É doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Indiana University e formada em Letras pela UFMG. Possui pós-doutorados em Performance Studies pela New York University e em Performance
e Rito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Leda é também Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário no Jatobá, em Belo Horizonte. Em seu pensamento e proposições teóricas cruzam-se epistemologias e cosmovisões de várias matrizes cognitivas, como as derivadas dos saberes africanos transcriados nas Américas. Entre os livros de sua autoria está Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela (Cobogó, 2021).

Michael Wellen é curador-sênior de Arte Internacional na Tate Modern e especialista em arte moderna e contemporânea da América Latina. Foi responsável pela curadoria de diversas exposições na Tate Modern, incluindo Takis, com Guy Brett em 2019, e Lubaina Himid em 2021. Concebeu a exibição de coleções fundamentais, como Cecilia Vicuña and Joseph Beuys, A Year in Art: 1973 (Cecilia Vicuña e Joseph Beuys, Um Ano na Arte: 1973), e organizou Auras of War (Auras de Guerra), de Ernesto Salmerón, no Turbine Hall, além de performances ao vivo do trabalho de Tunga. Tem mestrado e doutorado em História da Arte pela Universidade do Texas, em Austin.

Yina Jiménez Suriel é curadora e pesquisadora com mestrado em Estudos Visuais. É a curadora do The Current IV: Caribbean da TBA21-Academy, projeto de pesquisa intitulado otras montañas, las que andan sueltas bajo el agua (outras montanhas, as que andam soltas embaixo d’água). É editora associada da revista Contemporary And (C&), na qual é responsável pela América Latina e o Caribe. Foi curadora das seguintes exposições, entre outras: Vehículos. Una Revisión (Veículos. Uma Revisão) (2018), na Casa Quien, na República Dominicana, e De Montañas Submarinas el Fuego Hace Islas (De Montanhas Submarinas o Fogo Faz Ilhas) (2022) no Pivô, no Brasil, coproduzida com a Kadist. Fez parte do programa de residência do verão de 2022 na Fundação Delfina. É uma das curadoras da seção Opening, da ArcoMadrid 2023 e 2024. Yina vive e trabalha na República Dominicana.

Sidarta Ribeiro é capoeirista, pai, professor titular de Neurociências e um dos fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem interesse nos seguintes temas: sono e sonhos; memória; cannabis medicinal; psicodélicos e política de drogas; plasticidade neuronal; comunicação vocal; psiquiatria computacional; e neuroeducação. Autor de mais de cem artigos científicos e de cinco livros, entre eles estão O oráculo da noite (2019) e Sonho manifesto(2022).

Ficha técnica
Título Sonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza
Artista Sonia Gomes
Organização Paulo Miyada
Autores dos ensaios Leda Maria Martins, Paulo Miyada, Michael Wellen, Sidarta Ribeiro, Yina Jiménez Suriel
Tradutores Carolina Alfaro, Christopher Peterson, Julia Sobral Campos, Silvia Massimini Felix, Eric Moses, Lynnea Hansen
Idioma Português/Inglês
Número de páginas 320
Editora Cobogó
ISBN 978-65-5691-151-9
Projeto gráfico Greco Design
Encadernação Capa dura
Formato 22,5 x 29 cm
Ano de publicação 2024
Preço R$ 260,00

Sonia Gomes – Assombrar o mundo com beleza
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