Você sabia que o cardápio do Zicartola, casa de samba pioneira criada por Cartola e sua esposa, Dona Zica, foi desenhado por Heitor dos Prazeres?
Esta é uma das histórias contadas pelo escritor, pesquisador e professor Maurício Barros de Castro em Zicartola: Política e samba na casa de Cartola e dona Zica. A edição traz o desenho do sambista e pintor Heitor dos Prazeres, que se tornou símbolo do Zicartola, feito originalmente para o convite de casamento de Cartola e dona Zica e, depois, estampados na capa do cardápio da lendária casa de samba.
Foi no Zicartola que aconteceu a celebração do casamento de Cartola e dona Zica. Em outubro de 1964, um ano após a inauguração da casa, o casal festejou a união depois da cerimônia religiosa na paróquia Nossa Senhora da Glória.
Heitor dos Prazeres foi um dos homenageados pela Ordem da Cartola Dourada, cerimônia criada pelo poeta Hermínio Bello de Carvalho, padrinho do casal, para prestigiar personalidades do samba e da cultura brasileira no Zicartola. Dorival Caymmi, Tom Jobim, Aracy de Almeida, Elizeth Cardoso e Aracy Côrtes foram outros cantores e compositores que receberam o diploma e tiveram seus retratos enfileirados nas paredes da casa.
O Zicartola abrigou muitas outras homenagens e comemorações, como lançamentos de livros e shows com motivos políticos. No Zicartola, Hermínio Bello de Carvalho lançou seu volume de poemas Argamassa e Nara Leão seu segundo disco, Opinião de Nara.
Zicartola: Política e samba na casa de Cartola e dona Zica narra as deliciosas histórias do cotidiano e dos bastidores deste local épico, por onde passaram nomes como Ismael Silva, Nelson Cavaquinho, Zé Kéti, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Ferreira Gullar e Nelson Sargento. Maurício Barros de Castro mostra como, em menos de dois anos funcionando em um sobrado da rua da Carioca, nº53, o espaço influenciou importantes acontecimentos culturais da turbulenta década de 1960.
O livro está disponível no site da Cobogó e nas principais livrarias do país.